Make your own free website on Tripod.com

Antes dos CDI's serem criados, os recursos disponíveis para captação eram disputados no mercado pelas instituições financeiras sem nenhum direcionador. Devido `a oscilação das taxas dos diferentes papéis em mercado, os bancos buscavam colocar os recursos financeiros disponíveis  nas melhores aplicações, seja em CDB, LC etc.
De forma que houvesse uma melhor sistematização na distribuição de recursos que atendesse `a demanda das instituições, foi criado o CDI. Os Certificados de Depósito Interbancário são títulos que as instituições financeiras emitem, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Eles detém características idênticas `as dos CDB's mas com a diferença de que sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Portanto, pode-se definir como sua função manter a fluidez do sistema, ou seja, quem tem dinheiro em excesso empresta para quem estiver precisando. Grande parte das operações é negociada com período de apenas um dia. Apesar disso, tem as vantagens de ser rápido, seguro e não sofrer nenhum tipo de taxação. Agora, os CDI's também podem ser negociados em prazos mais dilatados e com taxas préfixadas e pós-fixadas. Os Certificados de Depósitos Interbancários negociados por um dia, também são denominados Depósitos Interfinanceiros e detém a característica de funcionarem como um padrão de taxa média diária, a CDI over. As taxas do CDI over vão estabelecer os parâmetros das taxas referentes `a operações de empréstimos de curtíssimo prazo, conhecidas como hot money que embute, na maioria dos casos, o custo do CDI over acrescido de um spread mínimo, além do custo do PIS.
Exemplo: Um CDI de 30 dias préfixado, comercializado `a taxa nominal (tn) de 295% a.a.

Taxa mensal equivalente (te):

te =    1  +   tn   ^1/12 - 1  x 100 = 12,13%

                  100

Essa mesma taxa deve ser considerada nos dias úteis do mês. Supondo o mês com 21 dias úteis para se chegar a taxa equivalente (td).


td =   1  +   te    ^1/21 - 1  x 100 = 0,55%
                                                    100

A taxa equivalente ao over (to) no mês será:
to = td x 30 = 16,40% a.m.