Make your own free website on Tripod.com

A CETIP aceita o registro de uma grande variedade de títulos privados e públicos em sistemas eletrônicos criados especialmente para efetuar a custódia e a liquidação financeira. Outros serviços essenciais ao mercado vêm sendo oferecidos, tais como a transferência de arquivos, a simplificação de pagamento e a realização de leilões eletrônicos on-line . A diversificação do trabalho desenvolvido reflete a incessante busca da CETIP por soluções eficazes para o mercado financeiro.

Todas as transações são feitas de forma eletrônica, eliminando o trabalho de imprimir, transportar e guardar vários documentos - cheques, títulos, faturas, cautelas etc.

Custódia e Negociação
Liquidação Financeira
Leilões Eletrônicos
Informações
SWIFT



Custódia e Negociação

Desde 1986, os títulos podem ser registrados e custodiados na CETIP - prática que passou a ser considerada uma garantia pelo mercado financeiro, definindo o termo "título cetipado" como sinônimo de segurança contra fraudes ou falsificações. A Central foi criada especialmente para alavancar o salto tecnológico do mercado e ajudar a organizar as negociações financeiras.

Na década de 90 foram somados aos ativos custodiados na CETIP os títulos públicos (federais, estaduais e municipais), títulos de dívida emitidos pelas empresas, derivativos, moedas de privatização, cotas de fundos de investimento e créditos securitizados. A Central faz, inclusive, o registro das negociações no mercado secundário dos ativos custodiados.

A Custódia é realizada através do registro eletrônico em conta individualizada, aberta em nome do titular dos ativos por ele adquiridos. Isso é uma garantia de que eles existem, estão registrados em nome do legítimo proprietário e podem ser controlados segregadamente. Os investidores acompanham a posição atualizada de seus títulos a qualquer momento.

Veja os ativos e contratos atualmente registrados na CETIP:

Produtos de Captação

Cotas de Fundos

Títulos do Setor Produtivo

Produtos de Financiamento Rural

Títulos do Setor Público

Derivativos

subir para o início desta página

 

 

 

 

 

 

 

  Liquidação Financeira

O serviço de Liquidação Financeira da CETIP é o mais completo do país e um dos mais rápidos do mundo. Todos os títulos sob Custódia têm sua Liquidação Financeira realizada automaticamente a cada nova transação, sem necessidade de DOC ou cheques.

No dia do registro das operações, o resultado financeiro dos negócios é disponiblizado aos Participantes e aos bancos que irão fazer a liquidação junto ao Banco Central. Ao longo do dia seguinte, os bancos liquidantes confirmam, junto à CETIP, os resultados líquidos dos negócios. Essa confirmação é repassada ao Banco Central, que sensibiliza as contas de reserva bancária dos bancos liquidantes, garantindo a compensação financeira em apenas um dia.

A CETIPpresta ainda um importante serviço ao mercado de capitais, através do Sistema Financeiro de Bolsas (SFB), que realiza a Liquidação Financeira diária das operações nas principais bolsas do país - Bovespa, BVRJ e BM&F.

Outro serviço de Liquidação Financeira foi oferecido ao setor produtivo: o Sistema Financeiro Integrado (SFI). Criado especialmente para facilitar o pagamento entre empresas do mesmo setor de atividade organizadas em um único grupo, o Sistema elimina o uso de cheques e outros processos manuais, reduzindo rotinas e custos de controle.

subir para o início desta página

 

 

 

 

 

 

 

  Leilões Eletrônicos

A CETIP criou um importante instrumento de apoio à venda de títulos nos mercados primário e secundário: o Sistema Eletrônico de Leilão (SEL). Desenvolvido para a realização de leilões sob condições que o próprio Participante pode determinar, o SEL - através de links com outros sistemas - realiza a Liquidação Financeira automática dos títulos negociados, quando custodiados na CETIP.

O Sistema inclui todas as etapas de um leilão eletrônico convencional, desde o registro e o processamento das propostas até a divulgação dos resultados para o mercado financeiro. Cada Participante da CETIP tem acesso ao resultado de sua participação em tela própria e aos dados públicos relativos à apuração.

Atualmente, o SEL realiza leilões de Certificados da Dívida Pública Federal - INSS e de taxas de juros de operações de crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO).

subir para o início desta página

 

 

 

 

 

 

 

  Informações

Todas as informações técnicas, operacionais, tecnológicas, de legislação e de interesse específico de emissores e investidores dos diversos ativos custodiados na CETIPsão disponibilizadas para os Participantes. E os principais veículos são o Informativo Diário, Cartas-Circularese Comunicados, Séries Históricas, Página CETIP e Internet.

E para facilitar ainda mais o acesso aos dados, a CETIP criou o Sistema de Impressão Remota (SIR), que permite aos Participantes imprimir, on-line, relatórios de seus negócios e realizar a Transferência de Arquivos, sempre que desejarem. Em conjunto com o programa LISTAR, é possível visualizar, guardar e imprimir seletivamente seus relatórios.

Algumas das vantagens na utilização do SIR são: permitir o armazenamento mais racional das informações para eventuais consultas e evitar o transporte físico do malote, gerando economia de tempo e de recursos. Os Participantes também podem obter Relatórios do Sistema do Banco Central (Sisbacen).

A Transferência de Arquivos é um outro valioso recurso do SIR para os que têm grandes volumes diários de negócios. Pode-se transferir a movimentação financeira, a posição do título por vencimento, a prévia do resgate e a relação das instituições Participantes. Se você quiser fazer downloaddo programa LISTAR, clique aqui.

subir para o início desta página

 

 

 

 

 

 

 

  Bureau de Serviço - SWIFT

Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication

A Swift é a maior rede de transferência de mensagens interbancária do mundo. Com sede na Bélgica, atinge 6.500 instituições em 184 países. Diariamente processa mais de 4 milhões de mensagens - ordens de pagamento, transferência de valores e outras operações - de 2.848 bancos.

Em 1994, a CETIP e a Andima formaram um Bureau de Acesso à Rede Swift, para tornar mais fácil e acessível a conexão dos bancos brasileiros à comunidade financeira internacional, principalmente para as instituições de pequeno e médio portes. Hoje,  a redução de custos é possível através da Rede de Telecomunicações do Mercado (RTM) da Andima.

Os bancos que aderem ao Bureau compartilham equipamentos e programas homologados pela própria Swift, além do suporte permanente da CETIP.

Mais informações sobre o Bureau de Acesso à Rede Swift podem ser obtidas pelo e-mail swift@cetip.com.br ou pelo telefone (21) 276.7599. Quem desejar conhecer outros detalhes específicos sobre a Swift pode acessar diretamente o web site da Rede no endereço www.swift.com .

Voltar para a página anteriorsubir para o início desta página