Make your own free website on Tripod.com

PERFIL DO INVESTIDOR

 

 

 

Definindo o seu Perfil de Investidor

 

 

 

 

 


Definição do Perfil

Para definir o seu perfil de investidor o mais importante é considerar sua tolerância ao risco. Existem pessoas que estão dispostas a tomar maiores riscos do que outras e portanto, tendem a agüentar melhor as flutuações do mercado.

Perfis e Estratégias

Existem três perfis básicos de investidores: conservadores, moderados e dinâmicos (ou agressivo). Quando você definir seu perfil de investidor, você também estará definindo a sua estratégia de investimentos.

Sua estratégia de investimentos é seu plano para diversificar de forma eficiente os seus investimentos e, assim, atingir as suas metas de forma planejada. Seja realista consigo mesmo e formule uma estratégia que possa deixar você seguro. Lembre-se também de suas metas, o prazo que seu recursos podem permanecer aplicados e de outros fatores importantes.

Lembre-se. Embora você possa ter um perfil dinâmico, aplique sempre a maior parte dos recursos em renda fixa para não correr altos riscos com seu dinheiro.

Seu perfil de investidor e a sua estratégia podem mudar com o tempo e com as suas necessidades. Reveja esses fatores ao longo do tempo e especialmente quando tiver alguma grande mudança na sua vida, como um aumento no seu salário ou o nascimento de um filho.

 

 

 

 

Veja as considerações para definição do Perfil.

Que tipo de Investidor sou eu ?
Questionário exclusivo para os Fundos Asset Manager

 


 

Conservador - Estratégias Conservadoras

 

 


O cliente conservador tem a segurança como ponto decisivo para as suas aplicações. Embora você possa ser um investidor conservador, pode investir uma parte pequena dos seus recursos em Renda Variável. Mantendo um alto percentual em Renda Fixa, você não perde o foco da sua estratégia. Você também pode colocar 100% dos seus investimentos em Renda Fixa. Este tipo de estratégia também pode ser usada para investimentos de curto prazo, nos quais você não pode arriscar seu patrimônio.

 

 

 

 

 

 

Dinâmico - Estratégias Dinâmicas / Agressivas

 

 


É aquele investidor que busca a boa rentabilidade que a Renda Variável pode oferecer no médio e longo prazo, e que tem disposição para suportar os riscos na busca de resultados melhores.

Mesmo as estratégias mais agressivas apresentam uma boa fatia de investimento em Renda Fixa para proteção do patrimônio. Se você investe 100% dos seus recursos em Renda Variável, podem ocorrer grandes perdas em seus investimentos.

 

 

 

 

 

Moderado - Estratégias Moderadas

 

 


É o investidor que prefere a segurança da Renda Fixa, mas também quer participar da rentabilidade da Renda Variável. Para esse investidor a segurança é importante, mas também quer retornos acima da média. Um risco médio é aceitável.

Nestas estratégias a maior parte dos recursos são aplicados em Fundos de Investimento com risco mínimo ou moderado, como Fundos de Renda Fixa e Fundos Balanceados.

Você também pode diversificar seus investimentos aplicando uma parcela em Fundos de Renda Variável.

 

 

 

 

 

Outros

 

 


Pode ser que você não se encaixe em nenhum dos tipos de investidores descritos.

Observe então, outras duas modalidades que podem atender ao seu perfil ou às suas expectativas:

Principal Protegido.É perfeito para o investidor que não abre mão de participar da rentabilidade que a Bolsa pode oferecer, mas não está disposto a correr qualquer tipo de risco.

Fundo de Investimento no Exterior. Investindo em Títulos da Dívida Externa Brasileira e outros ativos, pode ser ótima opção para diversificar os investimentos.

FIF Cambial 60. Para investidores que desejam diversificar as suas aplicações. 100% dos recursos são investidos em Títulos Cambiais emitidos pelo Governo Federal.