Make your own free website on Tripod.com

USANDO ATINGIR METAS (GOAL SEEK) E O SOLVER*

Este rascunho: 13 de Janeiro de 2002

Introdução

O Atingir Metas (Goal Seek) e o Solver são ferramentas do Excel que permitem você calibrar seus modelos de modo a produzir resultados desejados. Se esta sentença parece um pouco condensada, veja adiante – você verá que estas ferramentas são extremamente úteis.

Embora o Solver seja uma ferramenta muito mais sofisticada que o Atingir Metas (Goal Seek), nós não usaremos muito das suas capacidades. Para os nossos propósitos, o Atingir Metas (Goal Seek) e o Solver são assim em grande parte intercambiáveis – ambos podem fazer a maioria das tarefas financeiras que requeremos, e não são difíceis de se usar. Quando você se acostumar com eles, você provavelmente achará que o Solver será o preferido, porque ele “lembra” de seus argumentos ( neste estágio você não entenderá isto, mas veja adiante).

Instalando o Solver

Estas ambas ferramentas vem com o pacote padrão do Excel, mas o Solver tem de ser instalado.

Se ele não está no seu computador, faça o seguinte:

Abra o Excel e vá a Ferramentas|Suplementos:

Após clicar Suplementos, você obterá um menu drop-down; role até Solver e clique na caixa. Que deverá estar assim.

            Um exemplo simples

Comecemos com um exemplo de álgebra de colegial. Suponhamos que estamos tentando fazer o gráfico da equação y = x3 + 2 x2 – 3 x - 121. Podemos fazer isto no Excel como segue:


Note que colocamos a função em dupla: nas células B3:B4, obtivemos um exmplo simples da função (um valaor de x e o seu correspondente valor de y); na tabela à direita, obtivemos a tabela para o gráfico (muitos valores de x e muitos valores de y).

Agora queremos encontrar x tal que o y correspondente seja 22. Da tabela você pode dizer que o valor estará em algum lugar entre 5 e 6. Para encontra-lo, vamos ao Excel em Ferramentas|Atingir Metas. Isto criará uma caixa de diálogo, que preencheremos como abaixo:

Pressionando OK a caixa indica que a resposta é aproximadamente 5.166147:

Pressionando OK novamente, ficamos com esta resposta:


Fazendo a mesma coisa com o  Solver

Podemos fazer o mesmo cálculo com o Solver. Na mesma planilha, vamos ao comando Ferramentas|Solver. Isto leva a uma caixa de diálogo que preenchermos como segue (note que mudamos um pouco a pergunta – desta vez queremos o valor de x que dá um  y = -58):

Pressionando Resolver dá a resposta:

Pressionando OK aceita-se a resposta:

Qual a diferença entre o Solver e o Goal Seek?

O Solver e o Atingir Metas (Goal Seek) servem quase sempre para o mesmo propósito. Contudo, existem vaias diferenças entre eles.

O Solver lembra, o Atingir Metas (Goal Seek) esquece

Suponhamos que você tenha uma outra questão: Para que x teremos y=158? Se você usar o Atingir Metas (Goal Seek) para responder esta questão, você terá que entrar novamente com todos os valores na caixa de diálogo. Mas se você usar o Solver, Você verá que ele aparece com o conjunto anterior de valores – você terá somente que mudar a entrada na caixa Valor de:

Esta “memória” do Solver transporta mesmo se você salvar o arquivo e reabri-lo mais tarde.

O Solver é mais flexível

Novamente usamos um exemplo de álgebra, mas desta vez usamos a função y = x2 – 7x - 14.

Esta função é uma simples parábola:

 

Suponhamos agora que se queira encontrar x tal que y = 21. Como você pode ver acima, existem 2 tais x´s: Um está entre –3 e –4, e o outro está entre 10 e 11. Se você usar o Atingir Metas (Goal Seek), você não pode especificar qual x a encontrar.

Com o Solver, entretanto, você pode especificar vínculos sobre as variáveis:

Aqui usamos Adicionar para entrar com 2 vínculos sobre x. Pressionando Resolver dá a resposta correta:

EXERCÍCIOS

Usando o Atingir Metas (Goal Seek) na função y = x2 – 7x - 14, encontramos x tal que y = 21. Quais os 2 valores de  x Atingir Metas (Goal Seek) encontrará?



* Nota: Este é um rascunho preliminar de um capítulo do livro Princípios de Finanças com Excel que estamos escrevendo (lbertolo@hotmail.com). Confira com o autor antes de distribuir este rascunho (embora você obterá provavelmente a permissão). Tenha certeza de que o material está atualizado antes de distribuí-lo. Todo o material está protegido por direitos autorais e as propriedades pertencem ao autor.